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Batata Doce vs inhame: Qual a diferença?

Os termos “batata-doce” e “inhame” são freqüentemente usados ​​indistintamente, causando muita confusão.

Embora ambos sejam vegetais de tubérculos subterrâneos, eles são realmente muito diferentes.

Eles pertencem a diferentes famílias de plantas e estão apenas distantes.

Então, por que toda a confusão? Este artigo explica as principais diferenças entre batatas doces e inhame.

O que são batatas doces?

As batatas doces, também conhecidas pelo nome científico Ipomoea batatas , são vegetais de raiz amiláceas.

Acredita-se que eles se originem na América Central ou do Sul, mas a Carolina do Norte é atualmente o maior produtor ( 1 ).

Surpreendentemente, as batatas doces são apenas relacionadas remotamente com as batatas.

Como uma batata regular, as raízes tuberosas da batata doce são consumidas como vegetais. Suas folhas e rebentos são às vezes comidos como verdes.

No entanto, as batatas-doces são um tubérculo de aparência distinta.

Eles são longos e afilados com uma pele lisa que pode variar de cor, variando de amarelo, laranja, vermelho, marrom ou roxo a bege. Dependendo do tipo, a carne pode variar de branco a laranja até mesmo roxo.

Existem dois tipos principais de batatas doces:

Batatas doces de pele escura e com ervas

Em comparação com as batatas doces de pele dourada, elas são mais macias e mais delicadas com uma pele escura, marrom-cobre e uma cor de laranja brilhante. Eles tendem a ser macios e úmidos e são comumente encontrados nos EUA.

Batatas doces com palha dourada e palha

Esta versão é mais firme com uma pele dourada e uma carne amarela clara. Ele tende a ter uma textura mais seca e é menos doce do que a batata doce de pele escura.

Independentemente do tipo, as batatas são geralmente mais doces e úmidas que as batatas regulares.

Eles são um vegetal extremamente robusto. A sua longa vida útil permite-lhes serem vendidos durante todo o ano. Se armazenados corretamente em um local fresco e seco, eles podem manter até 2-3 meses.

Você pode comprá-los em uma ampla gama de formas diferentes, na maioria das vezes inteiras ou às vezes pré-peladas, cozidas e vendidas em latas ou congeladas.

RESUMO:As batatas doces são um vegetal de raiz amiláceo originário da América Central ou do Sul. Existem duas variedades principais. Eles têm uma longa vida útil e geralmente são mais doces e úmidos do que as batatas regulares.

Quais são os fios?

Os inhame também são vegetais de tubérculos.

Seu nome científico é Dioscorea , e eles são originários da África e da Ásia. Eles também são comumente encontrados no Caribe e na América Latina também. Mais de 600 variedades de inhame são conhecidas, e 95% delas ainda são cultivadas em África.

Em comparação com as batatas doces, os inhame podem crescer muito. O tamanho pode variar do de uma batata pequena para até 5 pés (1,5 metros). Para não mencionar, eles podem pesar até um impressionante 132 libras (60 kgs) ( 2 ).

Os inhame têm algumas características distintas que ajudam a distingui-los de batatas doces, principalmente seu tamanho e pele.

Eles são de forma cilíndrica com a pele marrom, áspera, de casca que é difícil de descascar, mas suaviza após o aquecimento. A cor da carne varia de branco ou amarelo a roxo ou rosa em inhame maduros.

Yams também tem um sabor único. Em comparação com as batatas doces, os inhame são menos doces e muito mais amiláceos e secos.

Eles também tendem a ter uma boa vida útil. Contudo, certas variedades são melhores do que outras.

Nos EUA, os ñames verdadeiros podem ser difíceis de encontrar. Eles são importados e raramente encontrados em mercearias locais. Suas melhores chances de encontrá-los estão em lojas de comida internacionais ou étnicas.

RESUMO:Os inhênios verdadeiros são um tubérculo comestível originário da África e da Ásia. Existem mais de 600 variedades, que variam amplamente em tamanho. Eles são mais amassados ​​e mais secos que as batatas doces e raramente encontrados em mercearias locais.

Por que as pessoas confundi-los?

Tanta confusão envolve os termos batatas doces e inhame.

Ambos os nomes são usados ​​de forma intercambiável e muitas vezes rotulados erroneamente nos supermercados.

No entanto, eles são vegetais completamente diferentes.

Algumas razões podem explicar como essa confusão aconteceu.

Os escravos africanos que vieram aos EUA chamaram a “nyami” de batata doce local, que se traduz em “yam” em inglês. Isso porque lembrou-lhes de ervas verdadeiras, um alimento básico que eles conheciam na África.

Além disso, a variedade de batata doce de pele escura e com sabor a laranja só foi introduzida nos EUA há várias décadas. Para distingui-lo de batatas doces de pele mais clara, os produtores os rotularam de “inhame”.

O termo “inhame” é agora mais um termo de marketing para os produtores distinguirem entre os dois tipos de batata-doce.

A maioria dos vegetais rotulados como “ñame” nos supermercados americanos são na verdade apenas uma variedade de batata-doce.

RESUMO: Aconfusão entre batatas-doces e inhame surgiu quando os produtores dos EUA começaram a usar o termo africano “nyami”, que se traduz em “inhame”, para distinguir entre diferentes variedades de batatas-doces.

Eles são preparados e comidos de forma diferente

Tanto as batatas doces quanto os inhame são muito versáteis. Eles podem ser preparados por ferver, cozinhar, assar ou fritar.

A batata-doce é mais comum nos supermercados norte-americanos, assim como você esperaria, é usado em uma gama mais ampla de pratos tradicionais da Oeste, tanto doces quanto salgados.

É geralmente cozido, amassado ou assado. É comumente usado para fazer batatas fritas, uma alternativa às batatas cozidas ou purê. Também pode ser purê e usado em sopas e sobremesas.

Como um grampo na tabela de Ação de Graças, é servido na maioria das vezes como uma caçarola de batata doce com marshmallows ou açúcar ou transformada em uma torta de batata doce.

Por outro lado, os inhame verdadeiros raramente são encontrados nos supermercados ocidentais. No entanto, eles são um alimento básico em outros países, particularmente aqueles em África.

A sua longa vida útil permite que eles sejam uma fonte de alimento constante durante os tempos de agricultura pobre ( 3 ).

Na África, são frequentemente cozidos, assados ​​ou fritos. Raios roxos são mais comuns no Japão, na Indonésia, no Vietnã e nas Filipinas e freqüentemente usados ​​em sobremesas.

Os inhame podem ser comprados em várias formas, incluindo todo, pó ou farinha e como suplemento.

A farinha de iam está disponível no Ocidente a partir de mercearias especializadas em produtos africanos. Pode ser usado para fazer uma massa que é servida como um lado com ensopados ou caçarolas. Também pode ser usado de forma semelhante a purê de batatas instantâneas.

O pó selvagem de inhame pode ser encontrado em algumas lojas de alimentos saudáveis ​​e suplementos sob vários nomes. Estes incluem inhame mexicano selvagem, raiz cólica ou inhame chinês.

RESUMO:Tanto as batatas doces quanto os inhame são fervidos, assados ​​ou fritos. Batatas doces são usadas para fazer batatas fritas, tortas, sopas e caçarolas. Os inhame são mais comumente encontrados no Ocidente como um suplemento em pó ou saúde.

Eles contêm diferentes nutrientes

Uma batata doce crua contém água (77%), carboidratos (20,1%), proteína (1,6%), fibra (3%) e quase sem gordura ( 4 ).

Em comparação, um inhame cru contém água (70%), carboidratos (24%), proteína (1,5%), fibra (4%) e quase sem gordura ( 5 ).

Uma porção de 3.5 onças (100 gramas) de batata doce cozida com a pele contém ( 4 ):

  • Calorias: 90
  • Carboidratos: 20,7 gramas
  • Fibra dietética: 3,3 gramas
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Vitamina A : 384% DV
  • Vitamina C: 33% DV
  • Vitamina B1 (tiamina) : 7% DV
  • Vitamina B2 (Riboflavina ): 6% DV
  • Vitamina B3 (Niacina): 7% DV
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 9% DV
  • Vitamina B6 (Piridoxina): 14% DV
  • Ferro: 4% DV
  • Magnésio: 7% DV
  • Fósforo: 5% DV
  • Potássio: 14% DV
  • Cobre: 8% DV
  • Manganês: 25% DV

Uma porção de 3.5 onças (100 gramas) de erva fervida ou cozida contém ( 5 ):

  • Calorias: 116
  • Carboidratos: 27,5 gramas
  • Fibra dietética: 3,9 gramas
  • Gordura: 0,1 gramas
  • Proteína : 1,5 gramas
  • Vitamina A: 2% DV
  • Vitamina C : 20% DV
  • Vitamina B1 (Tiamina): 6% DV
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 2% DV
  • Vitamina B3 (Niacina): 3% DV
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 3% DV
  • Vitamina B6 (Piridoxina): 11% DV
  • Ferro: 3% D V
  • Magnésio: 5% DV
  • Fósforo : 5% DV
  • Potássio: 19% DV
  • Cobre: 8% DV
  • Manganês: 19% DV

As batatas doces tendem a ter um pouco menos calorias por porção que os inhame. Eles também contêm um pouco mais de vitamina C e mais do que o triplo da quantidade de beta-caroteno, que se converte em vitamina A no corpo.

Na verdade, uma porção de 3.5 onças (100 gramas) de batata-doce irá fornecer-lhe quase toda a sua quantidade diária recomendada de vitamina A, o que é importante para a visão normal e o sistema imunológico ( 4 ).

Por outro lado, os inhame cru são ligeiramente mais superiores em teor de potássio e manganês. Esses nutrientes são importantes para uma boa saúde óssea , bom funcionamento do coração, crescimento e metabolismo ( 6 , 7 ).

Tanto as batatas doces quanto os inhame têm quantidades decentes de outros micronutrientes, como as vitaminas B, que são vitais para muitas funções corporais, incluindo a produção de energia e a criação de DNA.

Também é importante considerar o índice glicêmico (GI) de cada um. O GI de um alimento dá uma idéia de quão lento ou rápido afeta seus níveis de açúcar no sangue.

GI é medido em uma escala de 0-100. Um alimento tem um IG baixo se causar o açúcar no sangue a subir devagar, enquanto que um alto alimento GI faz com que o açúcar no sangue aumente rapidamente.

Cozinhar e métodos de preparação podem fazer com que o IG de um alimento varie. Por exemplo, as batatas-doces têm uma GI média a alta, variando de 44-96, enquanto os inhame têm um GI baixo a alto, variando de 35-77 ( 8 ).

O ferver, ao invés de assar, fritar ou assar, está ligado a um GI inferior ( 9 ).

RESUMO:As batatas doces são mais baixas em calorias e maiores em beta-caroteno e vitamina C do que os inhame. Os fios têm um pouco mais de potássio e manganês. Ambos contêm quantidades decentes de vitaminas B.

Os seus potenciais benefícios para a saúde são diferentes

As batatas doces são uma grande fonte de altamente disponível beta-caroteno, que tem a capacidade de aumentar seus níveis de vitamina A . Isso pode ser muito importante nos países em desenvolvimento onde a deficiência de vitamina A é comum ( 10 ).

As batatas doces também são ricas em antioxidantes, particularmente antocianinas, que são pensadas para ajudar a proteger contra doenças cardíacas e diminuir o risco de câncer ( 11 , 12).

Certos tipos de batatas doces, especialmente variedades roxas, são considerados os mais altos em antioxidantes – muito mais altos do que muitas outras frutas e vegetais ( 13 ).

Além disso, alguns estudos sugerem que certos tipos de batata doce podem ajudar a melhorar a regulação do açúcar no sangue e reduzir o colesterol LDL “ruim” em pessoas com diabetes tipo 2 ( 14 , 15 , 16 ).

Enquanto isso, os benefícios para a saúde dos inhame não foram amplamente estudados.

Há provas limitadas de que o extrato de inhame pode ser um remédio útil para alguns dos sintomas desagradáveis da menopausa .

Um estudo em 22 mulheres pós-menopáusicas descobriu que uma alta ingestão de inhame durante 30 dias melhorou os níveis hormonais, reduziu o colesterol LDL e aumentou os níveis antioxidantes ( 17 ).

É importante lembrar que este foi um pequeno estudo, e é necessário mais evidências para confirmar esses benefícios para a saúde.

RESUMO:O alto teor de antioxidantes das batatas doces pode proteger contra a doença, bem como melhorar a regulação do açúcar no sangue e reduzir o colesterol LDL “ruim”. Os inhalões podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Efeitos adversos

Embora as batatas doces e os inhame sejam considerados alimentos saudáveis ​​e seguros para consumir para a maioria das pessoas, pode ser aconselhável seguir certas precauções.

Por exemplo, batatas-doces têm níveis bastante elevados de oxalatos . Estas são substâncias que ocorrem naturalmente, que são normalmente inofensivas. No entanto, quando se acumulam no corpo, eles podem causar problemas para pessoas com risco de cálculos renais ( 18 ).

Precauções também devem ser tomadas ao preparar inhame.

Enquanto as batatas-doces podem ser comidas com segurança, certos tipos de inhame só são seguros para comer quando cozidos.

As proteínas vegetais de ocorrência natural encontradas nos inhame podem ser tóxicas e causar doenças se consumidas cru. Descartar e cozinhar os inhênios cuidadosamente removerá quaisquer substâncias nocivas ( 19 ).

RESUMO:As batatas doces contêm oxalatos que podem aumentar o risco de cálculos renais. Os inhames devem ser cuidadosamente cozidos para remover substâncias tóxicas que ocorrem naturalmente.

obs:

Batatas doces e inhame são vegetais completamente diferentes.

No entanto, eles são adições nutritivas, saborosas e versáteis para a dieta.

As batatas doces tendem a estar mais prontamente disponíveis e são nutricionalmente superiores aos inhames – embora apenas um pouco. Se você preferir uma textura mais doce, fluffier e úmido, opte por batata doce.

Os fios têm uma textura mais amassada e mais seca, mas pode ser mais difícil de encontrar.

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