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Como corrigir dores no ombro

 Um dos problemas que as pessoas com quem os trabalhos de secretaria se queixam com mais freqüência é a dor em torno das omoplatas.

Na verdade, a dor no ombro é comum entre as pessoas que trabalham com os braços estendidos à sua frente – seja digitando em um teclado de computador, cozinhando, carregando crianças, levantando objetos pesados ​​ou lavando pratos.

Algumas outras causas de dor no ombro incluem um braço quebrado ou clavícula, bursite, ombro dislocado, ombro congelado, osteoartrite, lesão do manguito rotador, entorses e cepas, juntamente com a cartilagem rasgada, para citar alguns. Outras causas muito menos comuns são um tumor, uma infecção ou um problema relacionado ao nervo.

A dor no ombro pode surgir da própria articulação do ombro ou dos músculos, ligamentos ou tendões circundantes. A dor que surge da articulação piora com atividade ou movimento do braço ou ombro.

Quando você tem dor em seus ombros, isso dificulta sua capacidade de se mover livremente. Os problemas de ombro muitas vezes levam muito tempo para curar, então, quanto antes você abordar a dor, melhor.

Existem muitas dicas simples e eficazes que podem ajudá-lo a lidar com a dor no ombro e melhorar a mobilidade.

Cuidado: Em casos de dor severa no ombro, comportamento incomum ou vômito, procure atendimento médico imediatamente.

Aqui estão as 10 melhores dicas efetivas para combater a dor no ombro rapidamente.

1. Cold Compress

Quando se trata de dor no ombro, o primeiro tratamento domiciliar que você deve tentar é aplicar uma compressa fria na área afetada .

A temperatura fria ajudará a adormecer a dor e auxiliar na redução da inflamação. Também irá limitar o acúmulo de ácido lático, um subproduto do metabolismo muscular que pode aumentar a dor muscular e a dor.

  1. Enrole alguns cubos de gelo em uma toalha fina.
  2. Mantenha-o contra a área dolorosa por 10 a 15 minutos.
  3. Repita a cada 2 horas durante as primeiras 48 horas.

Em vez de gelo, você também pode usar um saco de ervilhas congeladas da mesma maneira.

Cuidado: não aplique gelo diretamente sobre a pele, pois pode causar congelamento e tornar a condição ainda pior.

2. Terapia térmica

Se a dor no ombro não está melhorando mesmo depois de usar compressas a frio durante as primeiras 48 horas, você pode mudar para a terapia de calor.

O calor aumentará o fluxo sanguíneo para a área, o que, por sua vez, irá diminuir a rigidez e a dor.

  • Encha uma bolsa de água quente com água quente e coloque na área afetada por 10 a 15 minutos. Repita algumas vezes por dia até obter alívio completo.
  • Alternativamente, mantenha-se no chuveiro e corra água quente e ligeiramente quente no seu ombro por 5 a 10 minutos, duas vezes ao dia. Ao aproveitar o banho quente, tente ficar parado para que o calor da água permeie a área afetada.

3. Compressão e Elevação

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer para corrigir a dor no ombro é descansar a área afetada por alguns dias. Para isso, usar a compressão é uma ótima idéia. Isso ajudará a dor muscular geral desaparecer mais rápido.

A compressão coloca pressão sobre a área dolorosa. Além disso, dá um amplo apoio aos seus ombros dolorosos e faz você se sentir mais confortável.

  • Comprima a área afetada envolvendo-a com uma bandagem elástica ou um invólucro quente, que você pode comprar facilmente na farmácia. Use o envoltório de compressão por alguns dias, ou até a dor e o inchaço desaparecerem.
  • Além disso, mantenha seu ombro elevado com a ajuda de travesseiros para promover o fluxo sanguíneo adequado para a área para facilitar a cura.

Cuidado: não enrole a área com muita força. Isso pode levar à má circulação e piorar a condição.

4. Massagem terapêutica

A massagem terapêutica é uma boa opção para controlar a dor no ombro. Uma massagem suave ajudará a relaxar os músculos rígidos e apertados, enquanto aumenta a circulação sanguínea. Isso, por sua vez, ajudará a reduzir a dor.

Além disso, a massagem ajuda você a dormir melhor, o que é importante para o processo de cicatrização.

Em uma revisão sistemática de 2017 e meta-análise de 15 estudos publicados no Journal of Physical Therapy Science, os pesquisadores descobriram que a terapia de massagem teve um efeito significativo na redução da dor no ombro para uma eficácia a curto e longo prazos.

  1. Antes de começar a massagem, tome um banho quente ou duche durante 10 minutos para relaxar os músculos apertados.
  2. Aplique um pouco de azeite quente, óleo de coco ou mostarda na área afetada.
  3. Massa o óleo sobre a área usando cursos firmes e suaves durante vários minutos.
  4. Para terminar a massagem, deslize ambas as mãos pelas costas em longos e fluídos.
  5. Coloque uma toalha quente na área afetada por 30 minutos.
  6. Faça massagens algumas vezes ao dia até diminuir a dor.

Como massagear os ombros por conta própria, geralmente não é viável, obter ajuda de um amigo ou um terapeuta de massagem profissional.

5. Esticão

O alongamento é uma forma eficaz de tratar a dor no ombro. Ele restaura o movimento das articulações e reduz a dor .

Também incentiva o alongamento de seus músculos, o que, por sua vez, promove flexibilidade e mobilidade adequada.

Você pode usar uma série de diferentes métodos de alongamento, mas um dos mais efetivos é descrito abaixo.

  1. Permanecendo em linha reta, levante os ombros e segure esta posição por 5 segundos ou mais.
  2. Aperte os ombros das costas e junte, e segure esta posição por 5 segundos.
  3. Puxe as abas dos ombros para baixo e segure esta posição por 5 segundos.
  4. Relaxe e repita este exercício de alongamento por 10 minutos.
  5. Faça isso 3 ou 4 vezes ao dia.

6. Exercício de Rolls de Ombro

Este é um exercício fácil que você pode fazer enquanto está sentado para liberar a tensão em seus ombros e reduzir a dor. Também ajuda a liberar músculos apertados em seu pescoço e parte superior das costas.

  1. Sente-se com os pés juntos ou ligeiramente separados.
  2. Levante seu peito suavemente enquanto você endireita suas costas.
  3. Levante os ombros para os ouvidos e comece a fazer pequenos círculos para a frente, empurrando os ombros para frente, para baixo, para trás e para cima.
  4. Respire normalmente ao fazer 5 a 10 círculos para a frente.
  5. Dê uma pausa por alguns segundos e, em seguida, mova os ombros nos círculos para trás.
  6. Faça este exercício 4 ou 5 vezes ao dia.

Aqueles que se sentam na mesma posição por longas horas no trabalho, ou mesmo em casa, podem fazer este exercício simples em vez de sentar.

7. Exercício permanente do pêndulo

Quando executado corretamente, o exercício do pêndulo em pé é uma ótima maneira de corrigir a dor no ombro. Ao usar o peso e o ímpeto do braço, este exercício incentiva o movimento na articulação do ombro, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a tensão nos músculos do ombro.

Este exercício também ajuda a reduzir a rigidez das articulações , além de aumentar a circulação e melhorar a cicatrização.

  1. Fique ao lado de uma mesa ou cadeira resistente.
  2. Descanse uma das suas mãos na mesa.
  3. Deixe seu outro braço pendurar livremente.
  4. Balance-o suavemente para trás, para frente e em movimentos circulares.
  5. Repita 5 a 10 vezes.
  6. Então, faça o mesmo com o outro braço.
  7. Faça este exercício simples 2 ou 3 vezes por dia.

Cuidado: Se você tem dor no ombro grave, faça este exercício apenas sob a direção de um médico ou fisioterapeuta.

8. Acupressão e acupuntura

Acupuntura e acupressão, tratamentos tradicionais chineses, são benéficos e eficazes para aliviar a dor e melhorar a função do ombro.

Na acupuntura, um terapeuta usa agulhas finas para aplicar pressão a pontos específicos que ajudam a aliviar a dor. Acupressure é realizada nos mesmos pontos, mas sem as agulhas.

Um estudo de 2015 publicado nos Annals of the Rheumatic Diseases destaca o potencial papel positivo da acupuntura no tratamento da dor no ombro. É uma boa alternativa, especialmente para pacientes que desenvolvem efeitos adversos relacionados a drogas. No entanto, é necessário um estudo de grande escala rigorosamente concebido para confirmar os resultados.

Alguns dos pontos de acupressão para aliviar a dor no ombro são LI 15, LI 16, SI 9, SI 10, SI 11 e SI 12. Sempre obter acupressão e acupuntura feitas por um especialista para os melhores resultados.

9. Vitamina D

A vitamina D é importante para o funcionamento da cartilagem e do músculo. A falta de vitamina D adequada no corpo pode causar dor muscular geral, bem como cólicas musculares.

Além disso, a baixa vitamina D não permite que o cálcio atinja o sistema esquelético. Assim, o aumento da ingestão de vitamina D pode ser benéfico para aqueles que sofrem de dor no ombro.

Um estudo de 2011 publicado no Journal of neuroscience observa que a suplementação de vitamina D funciona como uma profilática útil para a dor muscular.

  • A vitamina D é melhor adquirida através da exposição da pele à luz solar direta no início da manhã por cerca de 10 minutos.
  • Além disso, você pode comer alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordurosos (atum, cavala e salmão), gemas de ovos e alimentos enriquecidos com vitamina D como alguns produtos lácteos, suco de laranja, leite de soja e cereais.
  • Você pode optar por tomar um suplemento, mas somente depois de consultar o seu médico.

10. Alimentos anti-inflamatórios

Para aliviar a dor no ombro e reduzir a inflamação, inclua alimentos anti inflamatórios na sua dieta. Existem muitos alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a proporcionar algum alívio da dor.

Coma alimentos anti-inflamatórios e ervas como cerejas azuis, azeite, sálvia, gengibre, açafrão, chá verde, salmão, pimenta caiena, canela, cravo, alho e abacaxi, para citar alguns.

Todos esses alimentos têm um lugar em uma dieta saudável, e comer e cozinhar com eles é fácil.

Dicas adicionais

  • Os fumantes devem parar de fumar para permitir que mais oxigênio atinja a área lesada.
  • Evite movimentos de ombro desnecessários durante vários dias para diminuir a dor. Além disso, evite atividades difíceis, como levantar objetos pesados ​​ou jogar tênis.
  • Você também pode obter alívio tomando medicamentos anti-inflamatórios não esteróides.
  • Outra opção é aplicar um gel contendo 0,0125 por cento de capsaicina tópica na área afetada.
  • Esforce-se para manter uma boa postura para ajudar seus ombros a curar rapidamente.
  • Use um travesseiro mais espesso enquanto dorme para fornecer suporte suficiente para seu ombro doloroso.

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