Como domar sua raiva

“A raiva é um ácido que pode causar mais danos à embarcação em que é armazenada do que a qualquer coisa em que seja derramada”.

Esta famosa citação de Mark Twain destaca claramente como a raiva pode causar danos em sua vida.

A raiva é uma emoção normal e saudável. Nem sempre é negativo, pois pode ajudá-lo a saber quando você sofreu feridas ou quando uma situação precisa mudar.

No entanto, se você achar difícil manter sua raiva sob controle, isso pode afetar sua vida pessoal e profissional.

Manter seu temperamento sob controle pode ser um desafio. Mas usar dicas simples de gerenciamento de raiva e pequenas mudanças aqui e aí podem ajudá-lo a manter o controle.

Aqui estão as 10 melhores maneiras de domar sua raiva.

1. Use meditação consciente

Durante um episódio de raiva, você pode praticar a meditação consciente, uma técnica de relaxamento antiquíssima para acalmar sua mente e seu corpo.

Para praticar a meditação consciente , sente-se confortavelmente e concentre-se na sua respiração de uma forma que a atenção da sua mente chegue ao presente. Isso precisa ser feito sem deixar sua mente se preocupar com o passado ou o futuro.

Um estudo de 2015 publicado em Frontiers in Psychology informa que, ao praticar a atenção plena, os indivíduos podem aprender a manter uma mente relaxada e podem experimentar uma redução significativa dos níveis de raiva (traço), expressão interna da raiva, ansiedade do estado e depressão.

2. Pratique a respiração profunda

Ao praticar a respiração controlada, você pode ajudar a aliviar os sentimentos de raiva. A respiração profunda e controlada diminui a sua frequência cardíaca, estabiliza a pressão arterial e relaxa seu corpo.

Esta técnica de relaxamento leva apenas alguns minutos, não requer equipamentos especiais e pode ser usada em qualquer momento quando você está com raiva ou estressado. A respiração profunda irá efetivamente acalmá-lo e ajudá-lo a pensar com mais clareza.

  1. Deite-se e fique confortável. Solte qualquer roupa apertada ou desconfortável.
  2. Coloque a mão no seu abdômen.
  3. Inspire lentamente pelo nariz e tente manter o seu abdômen relaxado enquanto inspira.
  4. Mantenha a respiração por alguns segundos.
  5. Respire lentamente pela boca.
  6. Repita esse processo até sentir que você recuperou o controle sobre sua raiva.

3. Experimente relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo é outra técnica útil para controlar sua raiva. Nesta técnica de relaxamento, você se concentra em tensões e relaxamento de grupos musculares específicos em seu corpo. Isso, por sua vez, o distrai de seus sentimentos de raiva.

Além disso, reduz a ansiedade e a tensão , o que pode ajudar a aliviar sentimentos de raiva. Além disso, ajuda você a aproveitar o sono sonoro quando seus pensamentos estão correndo fora de controle.

  1. Sente-se em um lugar calmo e fique confortável.
  2. Concentre-se em um grupo muscular particular.
  3. Ao inalar profundamente e lentamente, aperte o grupo muscular tão forte quanto possível.
  4. Mantenha essa tensão por 5 segundos.
  5. Exalar e liberar rapidamente a tensão no grupo muscular.
  6. Relaxe por cerca de 15 segundos.
  7. Em seguida, vá para outro grupo muscular.
  8. Continue até sentir-se relaxado.

4. Use uma bola de estresse

Uma bola de estresse pode ajudá-lo a lidar com um episódio imediato de raiva. Como uma bola de estresse leva você a espremer e liberar um grupo de músculos, pode dar-lhe alguns dos benefícios do relaxamento muscular progressivo mais imediatamente.

Depois de apertar repetidamente a bola de estresse, sua mão e braço começarão a doer e sinalizar seu cérebro para liberar endorfinas. Este é um produto químico que o corpo usa para aliviar o estresse .

Além disso, uma bola de estresse mantém você distraído do que você estava realmente chateado.

Na próxima vez que você se encontrar com raiva, sente-se e aperte uma bola de estresse enquanto respira profundamente para aliviar sua raiva e estresse mais rápido.

5. Conte até 10

Este é um truque antigo que lhe dá tempo para esfriar, para que você possa pensar com mais clareza e superar o impulso de atacar os outros quando você está com raiva.

Quando com raiva, conte até 10 ou mais antes de falar. Este método simples funciona porque enfatiza os dois elementos-chave do gerenciamento de raiva – tempo e distração.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of Applied Social Psychology descobriu que o método count-to-10 pode ajudar a reduzir a agressão, mas apenas em certas circunstâncias.

6. Faça uma caminhada

Quando você está com raiva, algum exercício leve como andar pode ajudar muito. Os especialistas recomendam caminhar imediatamente após uma experiência perturbadora para ajudá-lo a controlar sua raiva.

Quando você faz uma caminhada, seu corpo libera endorfinas; Os produtos químicos naturais “sensatos” que fazem você se sentir mais positivo e feliz.

Além disso, andar distraindo sua mente, o que ajuda a atenuar a extremidade de sua reação emocional.

Sempre que você sente sua raiva escalar, vá para uma caminhada rápida . Junto com a caminhada, algumas outras formas de exercício que podem ajudar a controlar sua raiva incluem corrida, corrida, ciclismo, natação e dança.

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