Conheça os perigos da obesidade abdominal

A obesidade é ruim para sua saúde, mas ter excesso de gordura da barriga é ainda pior. Além de forçá-lo a comprar calças maiores, isso pode afetar sua saúde de forma séria de maneiras que você pode não perceber.

A acumulação de gordura não saudável na barriga, também conhecida como gordura visceral, refere-se a gordura que envolve o fígado e outros órgãos no abdômen .

Muitas pessoas, especialmente aquelas que têm uma estrutura de corpo em forma de maçã ou pêra, têm um estômago abaulamento devido a uma acumulação de gordura extra nessa área.

A gordura não se agarra no abdômen durante a noite. Na verdade, há muitas coisas que fazem você ganhar gordura na barriga.

  • Comer muitos alimentos e bebidas que são ricos em açúcar e frutose podem aumentar o peso em sua cintura.
  • Alta ingestão de álcool pode levar a gordura da barriga, bem como inflamação, doença hepática e outros problemas de saúde.
  • A ingestão regular de gorduras trans, uma das gorduras mais saudáveis ​​que você pode comer, pode levar a gordura da barriga, bem como inflamação, resistência à insulina, doenças cardíacas e várias outras doenças.
  • Liderar um estilo de vida sedentário é outra causa principal de acumulação de gordura no abdômen.
  • Uma dieta que é baixa em proteína também pode causar gordura na barriga.
  • As mulheres podem ganhar mais gordura da barriga durante a menopausa devido a alterações hormonais no corpo.
  • Um desequilíbrio nas bactérias intestinais aumenta seu risco de ter gordura em volta do seu abdômen.
  • Ter muito estresse na vida leva a um aumento no hormônio cortisol, que por sua vez provoca aumento da gordura abdominal.
  • Uma dieta com pouca fibra e alta em grãos refinados pode levar ao aumento da gordura da barriga.
  • A genética também desempenha um papel importante nas relações de cintura para quadril altas e no armazenamento de calorias em excesso como gordura da barriga.
  • A falta de sono ou o sono de má qualidade podem levar ao aumento de peso, incluindo a gordura da barriga.

Não importa o motivo por trás da gordura da barriga, uma coisa é certa – não é bom para sua saúde. Há uma extensa pesquisa sobre a gordura abdominal e seus impactos na saúde.

Aqui estão alguns dos perigos ocultos da obesidade abdominal.

1. Gordura na barriga e Diabetes

Ter a gordura da barriga aumenta a probabilidade de desenvolver diabetes . De fato, se o seu corpo armazena principalmente gordura no abdômen, seu risco de diabetes tipo 2 é maior do que se seu corpo armazene gordura em outros lugares, como os quadris e as coxas.

A obesidade visceral significa que mais gordura se acumula nos órgãos-chave responsáveis ​​pelo metabolismo da glicose. Isso contribui para a resistência à insulina e para a disfunção das células beta, favorecendo anormalidades da homeostase da glicose.

Um estudo de 2008 publicado no International Journal of Clinical Practice destaca a forte associação entre as medidas que refletem a obesidade abdominal eo desenvolvimento da diabetes tipo 2. Reduzir a circunferência da cintura pode reduzir seu risco de diabetes tipo 2.

Além disso, um estudo de 2016 publicado no Diabetes Care informa que a obesidade abdominal está mais intimamente associada à doença renal diabética do que a obesidade geral.

2. Doença na barriga e doenças cardiovasculares

Levar excesso de gordura em volta do seu abdômen, independentemente do seu peso total, poderia afetar significativamente seu risco de doença cardíaca. A gordura alta da barriga leva a triglicerídeos elevados e a um baixo nível de lipoproteínas de alta densidade (HDL ou “bom” colesterol).

Um estudo de 2008 publicado em Circulation descobriu que as medidas antropométricas da adiposidade abdominal foram forte e positivamente associadas a todas as causas, doenças cardiovasculares e mortalidade por câncer, independentemente do índice de massa corporal.

Além disso, uma circunferência de cintura elevada foi associada com aumento significativo da mortalidade por doenças cardiovasculares, mesmo entre mulheres de peso normal.

Um estudo de 2016 publicado no Journal of the American College of Cardiology informa que o aumento da gordura do estômago está associado a fatores de risco de doença cardíaca recentemente identificados e piorando. O risco permanece mesmo depois de explicar as mudanças no índice de massa corporal e na circunferência da cintura, dois métodos comumente usados ​​para estimar se alguém está em um peso saudável.

3. Gordura na barriga e pressão arterial elevada

Ter uma libra adicional de gordura dentro da cavidade abdominal está associada a um maior risco de pressão arterial elevada do que ter gordura apenas sob a pele.

Um estudo realizado em 2003 por pesquisadores do Medical College of Georgia informa que a obesidade pode aumentar a pressão arterial aumentando o volume em vez de constrição. Além disso, o risco é maior entre os indivíduos com gordura da barriga.

Em um estudo de 2014 publicado no Journal of the American College of Cardiology, os pesquisadores descobriram que indivíduos com altos níveis de gordura na cavidade abdominal e em torno de seus órgãos abdominais eram muito mais propensos a desenvolver pressão alta, independentemente da quantidade total de corpo gordo. Isso acontece porque a gordura retroperitoneal interfere com a função renal.

4. Gordura na barriga e câncer

Levar peso extra em torno da sua cintura pode aumentar seu risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, incluindo câncer colorretal, pancreático, mama (após a menopausa) e câncer de uterina.

Um estudo de 2013 publicado em Cancer Prevention Research mostra que o abdômen, também conhecido como visceral, cheio de gordura profunda entre os órgãos está diretamente ligado ao câncer de cólon.

Um recente estudo de 2017 publicado no Oncogene mostra que uma certa proteína liberada da gordura no corpo pode fazer com que uma célula não cancerosa se transforme em uma cancerosa.

O estudo também descobriu que uma camada mais baixa de gordura abdominal, quando comparada à gordura apenas sob a pele, é o culpado mais provável, liberando ainda mais essa proteína e estimulando o crescimento tumoral.

5. Gordura na barriga e apnéia do sono

A apneia do sono afeta mais de 18 milhões de americanos, de acordo com a National Sleep Foundation. Ter uma gordura da barriga é um dos fatores de risco para esse tipo de problema de sono, particularmente para os homens.

Um estudo de 1997 publicado no Journal of Internal Medicine descobriu que a gordura visceral foi significativamente maior em pacientes com apneia obstrutiva do sono do que aqueles sem, sugerindo que a gordura visceral é um fator de risco importante para este transtorno tanto em homens como em mulheres obesas.

Um estudo publicado em Diabetes Care em 2008 descobriu que a gordura abdominal e a apneia do sono formam um ciclo vicioso, onde cada um deles resulta em piora do outro.

Um estudo de 2013 publicado no European Respiratory Journal analisou a relação entre a gordura visceral e a apneia obstrutiva do sono em homens e mulheres com excesso de peso, mas não obesas.

Os pesquisadores descobriram que a gordura visceral estava associada à desordem nos homens, mas não nas mulheres. Nas mulheres, a gordura subcutânea, localizada logo abaixo da pele, no abdômen e em todo o corpo foi associada à apneia do sono.

Dicas para perder gordura da barriga

  • Faça atividade aeróbica moderada, como caminhadas rápidas, pelo menos 150 minutos por semana.
  • Exercícios de treinamento de força são recomendados pelo menos duas vezes por semana.
  • Trabalhe para tonificar seus músculos abdominais fazendo crunches ou outros exercícios abdominais direcionados .
  • Coma uma dieta saudável, colocando mais ênfase em alimentos à base de plantas, como frutas, vegetais e grãos integrais. Fica em fontes magras de proteínas, como peixe e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
  • Limite a quantidade de produtos lácteos ricos em gordura, carnes processadas e grãos refinados que você come.
  • Escolha quantidades moderadas de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
  • Mantenha os tamanhos das porções em cheque para limitar a ingestão de calorias.
  • Beba mais água para manter seu corpo hidratado.
  • Evite bebidas com adoçantes artificiais ou qualquer coisa com açúcar adicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *