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dicas para prevenir a diabete tipo 2

O número de pessoas que sofrem de diabete está aumentando a uma velocidade rápida, sendo a diabete tipo 2 a forma mais comum. Mas você não precisa se sentar e esperar para ver se você estará entre as estatísticas em ascensão. Você pode fazer muito para reduzir o risco de desenvolver a doença.

A Organização Mundial da Saúde estima que 90 por cento dos diabéticos em todo o mundo têm diabete tipo 2.

Nos Estados Unidos, o diabetes foi a 7ª principal causa de morte em 2015. De acordo com a American Diabete Association (ADA), 30,3 milhões de adultos americanos, ou 9,4 por cento da população, tinham diabetes em 2015. Destes, 23,1 milhões foram diagnosticados E 7,2 milhões não foram diagnosticados.

Além disso, 84,1 milhões de americanos de 18 anos ou mais tiveram prediabetes em 2015, de acordo com a ADA. Prediabetes é uma condição em que os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal, mas não são suficientemente altos para o diagnóstico de diabete. Pessoas com prediabetes correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Diabetes

A diabete causa níveis de glicose no sangue (açúcar) para elevar-se acima do normal. Isso também é chamado de hiperglicemia.

Seu pâncreas faz um hormônio chamado insulina, que ajuda as células a converter a glicose dos alimentos que você come em energia. Na diabetes tipo 2, o organismo faz insulina, mas as células não são capazes de usá-lo adequadamente. Isso é conhecido como resistência à insulina.

No início, o pâncreas trabalha mais para produzir mais insulina para garantir que a glicose entre nas células. Mas com o tempo, isso pode danificar células no seu pâncreas. Eventualmente, seu pâncreas pode não ser capaz de produzir insulina.

Em ambos os casos, se seu corpo não está produzindo insulina suficiente ou seu corpo não o usa de forma eficiente, a glicose se acumula na corrente sanguínea. Isso leva a um nível elevado de açúcar no sangue e diabetes tipo 2.

Até à data, os especialistas não sabem o que desencadeia exatamente esta série de eventos. No entanto, uma combinação de fatores pode causar diabetes tipo 2, incluindo genes, peso corporal extra, síndrome metabólica, muita glicose do fígado, má comunicação entre células e células beta quebradas.

Sinais e sintomas

O diabetestipo 2 provoca uma variedade de sintomas que se desenvolvem lentamente. Os sintomas geralmente são leves no início , então a maioria das pessoas os ignora. Mas prestar atenção aos primeiros sintomas é crucial para reduzir ou prevenir esta condição.

Alguns dos primeiros sintomas da diabetes tipo 2 são:

  • Maior fome.
  • Falta de energia e fadiga constante.
  • Perda / ganho súbito de peso.
  • Sede excessiva.
  • Micção frequente.
  • Boca seca.
  • Comichão na pele.
  • Visão embaçada.

À medida que a doença progride e seu nível de açúcar no sangue permanece alto por um longo período de tempo, você pode experimentar sintomas, incluindo:

  • Infecções por levedura recorrentes.
  • Cortes ou feridas de cicatrização lenta.
  • Manchas escuras na sua pele.
  • Dor no pé.
  • Sentimentos de dormência nas extremidades (neuropatia).

Complicações

A diabetes tipo 2 não diagnosticada ou mal gerida pode levar a várias complicações de saúde , algumas das quais podem até ser fatais.

Algumas complicações potenciais são doenças cardíacas e de vasos sanguíneos, danos nos nervos (neuropatia), danos nos rins (nefropatia), danos nos olhos, danos nos pés, deficiência auditiva, má saúde da pele e doença de Alzheimer, para citar alguns.

Fatores de risco

Como a diabetes tipo 2 está se tornando mais comum, é importante conhecer os fatores de risco. Existem certos fatores de risco que você não pode controlar. No entanto, muitos fatores de estilo de vida podem ser reduzidos ou eliminados inteiramente com tempo e esforço, reduzindo seu risco de diabetes tipo 2.

Alguns dos fatores de risco que você não pode controlar são:

  • Idade: 45 anos ou mais.
  • Gênero: os homens correm um risco ligeiramente maior do que as mulheres.
  • Família: um pai, irmã ou irmão tem diabetes.
  • Etnia: pessoas pertencentes a certos grupos étnicos como afro-americanos, nativos do Alasca, nativas americanas, asiáticas-americanas, hispânicas ou latinas, ou insulares do Pacífico, estão em maior risco.

Alguns dos fatores de risco relacionados à sua saúde e histórico médico são:

  • Prediabetes.
  • Doença do coração e dos vasos sanguíneos.
  • Pressão alta.
  • Baixo nível de lipoproteínas de alta densidade (HDL ou o “bom” colesterol).
  • Alto nível de triglicerídeos.
  • Estar acima do peso.
  • Entregando um bebê que pesava mais de 9 quilos.
  • Tendo diabetes gestacional durante a gravidez.
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP).
  • Acanthosis nigricans.
  • Depressão.

Alguns fatores de risco de estilo de vida que você pode mudar incluem:

  • Peso corporal extra, especialmente gordura da barriga .
  • Estilo de vida sedentário, o que significa que você recebe pouco ou nenhum exercício.
  • Comendo muita lixo.
  • Muito estresse em sua vida.
  • Fumar ou exposição regular ao fumo passivo.

Agora que você conhece os fatores de risco para o diabetes tipo 2, você pode tomar medidas para evitar essa doença comum.

Aqui estão as principais dicas para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

1. Coma Saudável e Obter Mais Fibras

Comer saudável é uma das etapas mais importantes que você pode tomar para reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Você deve seguir uma dieta rica em fibras. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, feijões, grãos integrais e nozes.

Um estudo de 2007 publicado nos Archives of Internal Medicine informa que as mulheres negras dos EUA com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 podem reduzir seus riscos ao meio comendo uma dieta rica em fibras que fornece gorduras saudáveis, grãos integrais e proteínas saudáveis.

No entanto, um só recebe o benefício quando a dieta é acompanhada por um exercício regular de 30 minutos por dia.

Para reduzir seu risco:

  • Coma mais frutas e vegetais e opte por cortes mais magros de carne e aves de capoeira. Escolha gorduras insaturadas saudáveis.
  • Não é só o que você come, mas também o quanto você come. Tenha cuidado com os tamanhos das porções e tente comer 5 ou 6 refeições pequenas em vez de 2 refeições grandes.
  • Comente com alimentos com especiarias e ervas frescas, em vez de gorduras saturadas ou salgados.
  • Além disso, tente comer suas refeições na mesma hora todos os dias.

2. Perder peso extra

A obesidade é um fator de risco para diabete tipo 2. Então, se você está com excesso de peso e quer reduzir seu risco de diabetes tipo 2, você deve fazer um esforço para perder o excesso de peso .

Você não precisa perder muito peso para melhorar sua saúde. Mesmo perder 10 a 15 libras pode fazer uma grande diferença.

Um estudo de 2014 publicado em Diabetologia e síndrome metabólica descobriu que o índice de massa corporal (IMC) está forte e independente associado ao risco de ser diagnosticado com diabetes tipo 2. A associação incremental do IMC nesse risco é mais forte para pessoas com maior IMC do que pessoas com menor IMC.

Manter um peso saudável também reduzirá seu risco de doenças cardíacas, derrame cerebral, pressão alta e altos níveis de colesterol não saudável.

Para manter seu peso em uma faixa saudável, concentre-se em fazer pequenas mudanças em seus hábitos alimentares e de exercício como:

  • Reduzir calorias e gorduras.
  • Seja fisicamente ativo e exerça a maioria dos dias da semana.
  • Grave calorias extras tomando as escadas em vez de um elevador ou caminhar até a loja em vez de dirigir.
  • Coma um café da manhã saudável todos os dias.
  • Substitua o suco e o refrigerante por água infundida com frutas frescas.

3. Mantenha-se ativo

Ser ativo é uma ótima maneira de se manter saudável em geral, além de reduzir seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos anos.

O exercício regular ajuda seu corpo a ser mais sensível à insulina, o que, por sua vez, ajuda seu corpo a usar a glicose de forma mais eficaz e a administrar seus níveis de açúcar no sangue .

Um estudo de 2016 publicado no BMJ informa que as pessoas que são moderadamente fisicamente ativas por 150 minutos por semana têm um risco 26 por cento menor de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que estão inativos. O maior nível de atividade física está associado a uma redução de risco ainda maior.

Um estudo de 2016 publicado no World Journal of Diabetes destaca a eficácia da caminhada na prevenção da diabetes tipo 2 e redução do risco de eventos cardiovasculares e / ou mortalidade.

O exercício regular também ajuda a manter o peso corporal, outro fator de risco para a diabetes. Também reduz o risco de complicações se você já possui diabetes.

  • Mesmo se você nunca exerceu antes, você pode encontrar maneiras de adicionar atividade física ao seu dia. Na verdade, comece com a caminhada, um bom exercício para pessoas com maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Esforce-se para obter pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada 5 dias por semana.

4. Parar de fumar

Aqueles que fumam são mais propensos a ter diabete. Além disso, quanto mais cigarros você fuma, maior será o risco.

O fumo ativo pode causar resistência à insulina, um precursor da diabetes. Também deteriora o metabolismo da glicose, o que pode levar ao início da diabetes tipo 2.

Um estudo de 2007 publicado no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation encontrou que o tabagismo era um fator de risco independente e modificável para diabetes. A cessação precoce do tabagismo pode diminuir o risco para os não fumantes no longo prazo.

Outro estudo publicado em 2014 no Diabetes Care informa que o tabagismo pode ser considerado como um fator de risco modificável para a diabetes tipo 2 e a cessação do tabagismo deve ser encorajada para a prevenção do diabetes.

Além disso, um estudo de 2015 publicado no PLOS ONE sugere que o tabagismo esteja associado a um risco aumentado de diabetes tipo 2, que pode diminuir para o nível de uma pessoa que nunca fumou após 10 anos de cessação do tabagismo.

Fumar também aumenta o risco de doença cardíaca , doença renal, úlceras nas pernas ou amputação causada por um fluxo sangüíneo fraco, doença ocular e dano nervoso (neuropatia periférica).

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