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O que esperar durante o primeiro trimestre da gravidez

Enquanto a gravidez é um dos eventos mais alegres da vida, o primeiro trimestre pode ser abrumador para as mães pela primeira vez. Os primeiros três meses são marcados por uma transformação invisível, mas incrível dentro do seu corpo e do bebê também.

O bebê desenvolve-se rapidamente durante o primeiro trimestre, que dura desde a fertilização até a 13ª semana. O feto começa a desenvolver um cérebro, medula espinhal e outros órgãos. Até o coração do bebê começa a bater durante este tempo.

As mudanças hormonais rápidas que acompanham a gravidez também provocam muitas mudanças no corpo da mãe.

Conhecer as mudanças físicas que se realizam durante o primeiro trimestre pode ajudá-lo a enfrentar os próximos meses com confiança.

Se você está preocupado com qualquer coisa durante sua gravidez, procure sempre um conselho médico ou fale com sua parteira ou médico geral.

Aqui estão algumas das mudanças que você pode esperar durante o primeiro trimestre da gravidez.

1. Náuseas (com ou sem vômito)

A maioria das mulheres grávidas sofrem de náuseas no primeiro trimestre. Embora seja comumente conhecido como “doença da manhã”, pode-se experimentá-lo a qualquer hora do dia. Os altos níveis de progesterona no corpo devido a alterações hormonais retardam o seu sistema digestivo. Isso, por sua vez, contribui para a náusea.

Mesmo que a doença matinal durante o primeiro trimestre seja algo que nenhuma mulher deseja experimentar, pode ser um bom sinal. Um estudo de 2016 publicado na JAMA Internal Medicine informa que náuseas e vômitos durante a gravidez estão associados a um menor risco de aborto espontâneo.

Para combater a doença matinal , coma várias pequenas refeições durante o dia, evite alimentos picantes e gordurosos e beba bastante líquido. Para a maioria das mulheres, a náusea diminui durante o segundo trimestre.

A doença da manhã geralmente não causa problemas para o feto. No entanto, se o vômito é severo e interfere com as atividades do dia-a-dia, você deve consultar o seu médico.

2. Fadiga ou cansaço

Nos primeiros meses de gravidez, as mães grávidas geralmente experimentam fadiga ou cansaço. Isto é principalmente devido aos níveis crescentes de hormônio progesterona.

Além disso, a náusea e o vômito que você pode experimentar durante o primeiro trimestre podem esgotar suas reservas de energia.

Ao mesmo tempo, seu corpo precisa de energia extra para suportar o útero que começou a crescer dia a dia.

A extrema fadiga durante o início da gravidez não é um bom sinal. Um estudo de 2004 publicado no Journal of Advanced Nursing informa que a fadiga durante a gravidez prevê partos por cesariana.

Ao gerenciar a fadiga, você pode reduzir sua chance de uma cesariana. Para combater a fadiga, dormir e descansar o máximo que puder. Uma dieta saudável e um exercício regular também ajudarão a aumentar seu nível de energia.

3. Peitos macios e inchados

Logo após a concepção, seu corpo passa por muitas mudanças hormonais, o que pode tornar seus seios sensíveis ou doloridos. Além disso, seus seios podem se tornar maiores e mais pesados.

Na verdade, a sensibilidade dos peitos é um dos primeiros sinais de gravidez . Geralmente, ele começa em torno de 4 a 6 semanas e dura até o primeiro trimestre.

É provável que a sensibilidade do peito diminua após algumas semanas, à medida que seu corpo se ajusta às mudanças hormonais.

No entanto, seus seios continuarão a sofrer outras mudanças nos últimos estágios da gravidez, culminando com a produção de colostro, precursor do leite materno.

4. Aversões e ânsias alimentares

Durante o início da gravidez, é comum ter cravings de alimentos altamente específicos e você pode se tornar totalmente desinteressado em alguns alimentos. Você também pode ter uma aversão a certos cheiros e gostos que você já gostou.

Aversões alimentares, bem como cravings são possivelmente causados ​​pelas mudanças hormonais em curso no corpo. O hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) duplica a cada poucos dias durante o primeiro trimestre. O aumento rápido deste hormônio no corpo provoca aversões alimentares. Além disso, o processo de digestão diminui durante a gravidez, então alguns alimentos anteriormente atraentes tornam-se intoleráveis .

Algumas aversões comuns de alimentos para gravidez incluem carne, ovos, leite, cebolas, alho, alimentos picantes e chá e café. Você sempre pode consultar seu médico para outras alternativas de aversão alimentar para se certificar de que seu corpo está obtendo todos os nutrientes necessários.

5. azia

A azia é outra das queixas mais comumente relatadas entre mulheres grávidas. Geralmente, ele começa durante o primeiro trimestre e tende a piorar durante o segundo e terceiro trimestres.

O aumento da produção de progesterona, o hormônio que relaxa os músculos em preparação para o parto e parto, é a principal razão por trás da azia, indigestão e refluxo ácido. A progesterona faz com que a válvula na parte superior do estômago relaxe e permita que o ácido do estômago flua para o esôfago, causando azia.

Para evitar a azia, coma refeições pequenas e freqüentes e evite alimentos fritos ou picantes, frutas cítricas e chocolate. Além disso, evite deitar-se depois de comer e não comer muito perto da hora de dormir, para que seu corpo tenha tempo para digerir os alimentos.

6. Constipação

Como níveis elevados de progesterona produzidos durante a gravidez retardam o movimento dos alimentos através do seu sistema digestivo, isso pode levar à constipação.

Além disso, os suplementos de ferro que seu médico pode prescrever podem adicionar ao problema.

Para prevenir ou aliviar a constipação , inclua muita fibra na sua dieta e beba muita água juntamente com legumes frescos ou suco de frutas. Fazer atividades físicas regulares também ajuda muito.

7. Maior micção

Durante o início da gravidez, outra preocupação comum é o aumento da micção. Talvez seja necessário visitar o banheiro com mais frequência do que o habitual.

A quantidade de sangue em seu corpo aumenta durante a gravidez, o que faz com que seus rins processem o líquido extra que acaba na sua bexiga.

Infelizmente, a frequente necessidade de urinar não se limita apenas ao primeiro trimestre. À medida que sua gravidez progride, o bebê em desenvolvimento pode exercer pressão sobre sua bexiga, aumentando a necessidade de urinar com mais freqüência.

Dicas para se manterem saudáveis ​​durante o primeiro trimestre

  • Tome vitaminas pré-natais conforme indicado pelo seu médico.
  • Exercite-se regularmente. Andar é um dos melhores exercícios que você pode fazer durante a gravidez. Evite exercícios extenuantes ou treinamento de força que possam causar uma lesão na área abdominal.
  • Certifique-se de exercitar os músculos do seu assoalho pélvico fazendo exercícios de Kegel. Isso ajuda você a desenvolver a capacidade de controlar seus músculos do assoalho pélvico para gravidez e parto.
  • Coma uma dieta rica em frutas, vegetais, formas de baixo teor de gordura de proteínas e fibras.
  • Evite peixe cru ou marisco defumado, brotos crus e leite não pasteurizado ou outros produtos lácteos.
  • Beba muita água para garantir que seu corpo esteja devidamente hidratado.
  • Evite álcool, cafeína, tabagismo e drogas ilegais.

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