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Razões pelas quais você deve comer mais alimentos fermentados ou probióticos

A arte de fermentar alimentos não é um conceito novo. Várias culturas ao redor do mundo fermentam diferentes tipos de alimentos. Esta antiga técnica de preservação melhora o perfil nutricional dos ingredientes nos alimentos que são fermentados.

O fermentar converte açúcares – glicose, frutose e sacarose – em energia celular e um subproduto metabólico chamado ácido lático. O ácido láctico melhora o perfil de micronutrientes dos alimentos, assim os alimentos fermentados estão cheios de probióticos, enzimas, vitaminas e minerais.

Alguns alimentos fermentados populares são iogurte, soro, kefir, kombucha, chucrute, picles, miso, tempeh, nattō, kimchi e assim por diante.

Além do fato de que os alimentos fermentados são excelentes, também são saudáveis ​​para sua mente e seu corpo. O fermentação também prolonga a vida útil dos alimentos.

Aqui estão algumas das razões pelas quais você deve comer alimentos fermentados.

1. Restaura a Saúde intestinal

Incluir alimentos fermentados ou probióticos em sua dieta é uma das maneiras mais fáceis de restaurar sua saúde intestinal .

O ácido lático produzido durante a fermentação promove o crescimento da flora saudável nos intestinos. Também ajuda a reduzir os níveis ruins de bactérias no organismo, o que ainda ajuda a eliminar toxinas.

Ao mesmo tempo, melhora a digestão e a absorção de nutrientes.

Um estudo de 2013 publicado em Avanços Terapêuticos em Gastroenterologia descobriu que os probióticos funcionam como medidas preventivas e terapêuticas para manter ou restaurar a boa composição e funcionamento do microbioma intestinal.

2. Remove toxinas do corpo

Seu corpo é exposto regularmente a várias toxinas químicas e bioquímicas presentes em alimentos, água e meio ambiente que estão carregados de metais pesados ​​e produtos químicos.

Ao longo do tempo, isso pode levar à acumulação de toxina no corpo que pode causar dores de cabeça, cansaço ou lentidão, flutuações de peso, mau hálito, problemas digestivos e muito mais.

Você pode parar essa acumulação de toxinas nocivas comendo alimentos fermentados.

Os alimentos fermentados ajudam a quebrar os nutrientes nos alimentos através da ação dos microorganismos benéficos presentes neles. Isso, por sua vez, melhora a digestão e auxilia na eliminação da toxicidade do metal no corpo.

Um estudo de 2008 publicado no Toxicon informa que certas cepas de bactérias probióticas encontradas em alimentos fermentados são eficazes na eliminação de cianotoxinas diferentes de soluções aquosas.

3. Suporta a função imunológica

Os intestinos contêm mais células imunes do que o resto do corpo. Ao manter seus intestinos saudáveis ​​com a ajuda de micróbios bons presentes em alimentos fermentados, você também pode construir sua imunidade .

A falta dessas bactérias benéficas permite que os micróbios prejudiciais cresçam, levando a inflamação na parede intestinal que está ligada a doenças como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Um estudo de 2013 publicado em Revisões Clínicas em Alergia e Imunologia informa que os micróbios intestinais desempenham um papel fundamental no sistema imunológico e esses micróbios podem ser a chave para lidar com alguns dos problemas de saúde mais significativos que as pessoas enfrentam.

4. Aumenta a saúde do cérebro

Incluir alimentos fermentados em sua dieta também beneficia seu cérebro. O intestino e o cérebro estão ligados através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. O intestino é alinhado com neurônios que estão ligados a uma mente saudável.

Um estudo em animais de 2014 publicado no Journal of Physiological Anthropology descobriu que a fermentação devidamente controlada pode, muitas vezes, amplificar o conteúdo específico de nutrientes e fitoquímicos de alimentos que podem estar associados à saúde mental.

Além disso, os micróbios associados com alimentos fermentados podem influenciar a saúde cerebral através de vias diretas e indiretas.

Além disso, um estudo em animais de 2015 publicado na Nutritional Neuroscience informa que o soro (um tipo de bebida fermentada) pode ser útil na prevenção de distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer, e melhorar a aprendizagem e a memória em indivíduos saudáveis. No entanto, ensaios clínicos humanos são necessários para avaliar esse benefício potencial.

5. Reduz o risco de câncer

Os alimentos fermentados também ajudam a prevenir o câncer, especialmente o câncer de bexiga. Isto é principalmente devido à introdução de boas bactérias no corpo através de alimentos fermentados.

Um estudo de 2008 publicado no American Journal of Clinical Nutrition informa que a alta ingestão de leite cultivado pode reduzir o risco de desenvolver câncer de bexiga.

Outro estudo publicado em 2010 no American Journal of Epidemiology fornece evidências fracas de que o risco de câncer de bexiga é inversamente associado à baixa ingestão de produtos lácteos fermentados e sugere uma associação positiva com a ingestão de manteiga em mulheres.

Há também evidências de que a incidência de câncer de mama é muito menor em mulheres que comem alimentos fermentados em uma base regular.

6. Melhora o nível de energia

Comer alimentos fermentados também está ligado ao melhor metabolismo. Isso acontece devido aos micróbios em alimentos fermentados que ajudam a quebra química de alimentos para combustível.

Além disso, eles ajudam a absorção do corpo de nutrientes dos alimentos, deixando você se sentir mais enérgico ao longo do dia.

Além disso, eles ajudam a liberar toxinas do corpo. A acumulação de toxinas pode afetar seu nível de energia .

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